Descubra os 10 melhores sites para baixar livros gratuitamente

Descubra os 10 melhores sites para baixar livros gratuitamente

Confira os 10 melhores sites onde você pode baixar livros gratuitamente em português. Desde clássicos da literatura até obras contemporâneas, esses sites oferecem uma variedade impressionante de títulos para todos os gostos e interesses. 

Não é exagero dizer que a leitura é uma das ferramentas mais poderosas que temos ao nosso alcance. E com a internet tornando mais fácil do que nunca acessar uma vasta biblioteca de livros gratuitos, não há desculpas para não fazer da leitura uma parte regular de nossas vidas.

1. Domínio Público:

O Domínio Público é uma iniciativa do governo brasileiro que oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas que estão em domínio público. Ele contém uma vasta coleção de livros, documentos, imagens, músicas e vídeos de autores brasileiros e estrangeiros.

Confira abaixo algumas obras disponíveis no Portal do Domínio Público:

  • “Dom Casmurro” de Machado de Assis
  • “Os Lusíadas” de Luís de Camões
  • “O Guarani” de José de Alencar

2. Projecto Adamastor:

O Projecto Adamastor é uma biblioteca virtual que disponibiliza uma coleção de obras de autores portugueses e brasileiros. Fundado em Portugal, oferece uma variedade de textos em língua portuguesa, incluindo literatura, poesia, ensaios e muito mais.

No acervo do Projecto Adamastor, você consegue encontrar, entre outros:

  • “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis
  • “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo
  • “Sermões” de Padre Antônio Vieira

3. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin:

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um acervo digital mantido pela Universidade de São Paulo (USP) que contém uma vasta coleção de documentos relacionados ao Brasil, incluindo livros, manuscritos, mapas e imagens. Muitos desses materiais estão disponíveis gratuitamente para consulta e download.

Alguns exemplos de obras disponíveis no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin:

  • “Casa Grande & Senzala” de Gilberto Freyre
  • “Capitães da Areia” de Jorge Amado
  • “O Alienista” de Machado de Assis

4. Google Books:

O Google Books é um serviço da Google que digitaliza livros de bibliotecas de todo o mundo. Ele oferece uma vasta coleção de livros digitalizados, muitos dos quais estão disponíveis gratuitamente para leitura online ou download, especialmente aqueles que estão em domínio público ou têm permissão dos autores para serem disponibilizados gratuitamente.

Alguns livros gratuitos para baixar disponíveis no Google Books:

  • “O Cortiço” de Aluísio Azevedo
  • “Memorial de Aires” de Machado de Assis
  • “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
Descubra os 10 melhores sites para baixar livros gratuitamente

5. Amazon:

A Amazon é conhecida por oferecer uma ampla variedade de livros em sua plataforma. Além dos livros pagos, a empresa disponibiliza milhares de e-books gratuitos.

Acesse o site da Amazon e encontre uma variedade de livros para baixar gratuitamente.

6. Biblioteca Mundial Digital:

A Biblioteca Mundial Digital (WDL, na sigla em inglês) é uma iniciativa da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que oferece acesso online a importantes documentos históricos e culturais de todo o mundo em vários idiomas. Criada em 2009, a biblioteca digital visa promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua, além de democratizar o acesso à informação e ao conhecimento.

Alguns dos livros gratuitos disponíveis na Biblioteca Mundial Digital:

  • Manuscrito de Gutenberg: A primeira Bíblia impressa por Johannes Gutenberg, datada de 1455.
  • Diário de Anne Frank: O famoso diário da adolescente judia durante a Segunda Guerra Mundial.

7. Projeto Gutenberg:

O Projeto Gutenberg é uma das mais antigas coleções de livros eletrônicos gratuitos do mundo. Fundado em 1971, oferece mais de 60.000 obras em diversos idiomas, incluindo português. Muitos desses livros estão em domínio público e podem ser baixados gratuitamente.

  • “Dom Casmurro” de Machado de Assis
  • “A Relíquia” de Eça de Queirós
  • “Os Maias” de Eça de Queirós

8. Open Library:

A Open Library é um projeto mantido pela Internet Archive que visa criar uma página na web para cada livro já publicado. Ela oferece acesso a milhões de livros digitalizados, muitos dos quais estão disponíveis gratuitamente para leitura online ou download. Para ter acesso a mais recursos, lembre-se de criar uma conta, sendo assim vai poder reservar alguns livros e fazer uma lista de leitura.

Abaixo confira alguns dos livros para baixar gratuitamente disponíveis na Open Library

  • “O Alquimista”, de Paulo Coelho
  • “A Alma Encantadora das Ruas” de João do Rio
  • “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida

9. Luso Livros:

Luso Livros é um site que oferece uma seleção de livros gratuitos em língua portuguesa para download. Ele abrange uma variedade de gêneros, incluindo romance, poesia, ensaios e mais, e é uma boa fonte para encontrar obras clássicas da literatura.

Além disso, a empresa também oferece ebooks em inglês, espanhol e francês. No entanto, nem todos os livros estão disponíveis gratuitamente.

Confira alguns dos livros para baixar gratuitamente disponíveis na Luso Livros.

  • “Dom Casmurro” de Machado de Assis
  • “O Guarani” de José de Alencar
  • “A Escrava Isaura” de Bernardo Guimarães
  • “O crime do Padre Amado”, de Eça de Queirós

10. Biblioteca de Obras Raras:

A Biblioteca Digital de Obras Raras (BDOR) é um portal online incrível que te leva a uma viagem no tempo através da literatura. Encontre materiais para pesquisa e aprofunde seus estudos em diversas áreas, além de acessar documentos históricos do passado do Brasil e do mundo.

Acesse o site e confira a diversidade de livros para baixar gratuitamente no portal da BDOR.

Aumente seu acervo e seu conhecimento

Não há dúvidas de que a leitura tem um papel fundamental em nossas vidas. Através dos livros, podemos nos transportar para novos universos, conhecer personagens intrigantes e aprender sobre diferentes culturas e épocas. Além disso, a leitura estimula nossa criatividade, amplia nosso vocabulário e nos ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Portanto, não perca essa oportunidade de enriquecer sua vida através da leitura. Explore esses sites, escolha um livro que lhe chame a atenção e comece uma nova aventura literária. Afinal, nunca é tarde para descobrir o prazer da leitura e expandir seus horizontes.

Leia também: Harvard lança 144 cursos online gratuitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *