Autossabotagem – Como parar em dois passos

O Ciclo da Autossabotagem e como parar de se sabotar

Às vezes agimos ou nos comportamos de uma certa maneira, em que parece que somos os nossos maiores sabotadores. Vamos compartilhar um exercício com apenas dois passos. Este exercício pode ser um pouco desafiador, mas fará você entender melhor um pouco mais sobre as origens desses comportamentos, para poder transformar sua relação com você mesmo e parar com a autossabotagem.

Prefere assistir ao vídeo?

Confira abaixo a versão em vídeo de “Como parar com a Autossabotagem em dois passos”

Primeiro passo: Identifique quando a Autossabotagem surge

Na primeira parte desse exercício, você deve escolher algo emocional que você sabe que não se sai muito bem e escreva isso em um papel. Por exemplo, ficar calmo, ter orgulho de si mesmo, confiar ou se perdoar quando cometer erros.

Muitas vezes, observamos esses comportamentos em nós mesmos e ficamos meio confusos e até constrangidos. E nós nos perguntamos: “Porque somos assim?” “Por que fazer isso é tão difícil?” ou  “O que existe de errado conosco?”.

Como_acabar_com_o_ciclo_da_autossabotagem

Segundo passo: Descobrindo a origem da Autossabotagem

Para encontrar algumas respostas, vá para a segunda parte do exercício. Insira as emoções que você escreveu nesta frase: “O quanto teria sido seguro fazer isso na sua infância?”, ou seja, como ficar calmo, ter orgulho de si mesmo, etc. 

Agora, pense no motivo do porque deve ter sido difícil se sentir assim ou agir dessa forma no passado. Talvez não era seguro ficar calmo porque alguém estava bebendo muito em casa ou era violento. Ou talvez não era seguro confiar porque alguém sempre mentia para você. Ou então não era seguro falhar, pois seria ridicularizado ou punido por isso.

Note que, em todos os casos, o que se torna um problema mais tarde na vida adulta, começou como uma maneira inteligente de se proteger. E muitas vezes,  somos mais desconhecidos para nós mesmos do que deveríamos ser. 

Percebemos que muitas coisas que parecem difíceis de se fazer na vida adulta, são vestígios de estratégias protetoras que faziam sentido na infância. Quando compreendemos a origem dessa estratégia protetora, conseguimos perceber que já não faz mais sentido mantê-la. Não é necessário falhar no trabalho para evitar inveja e ciúmes. Podemos arriscar sentir e amar. É possível experimentarmos coisas novas ou sermos criativos, pois não seremos punidos se não formos perfeitos. 

Agora que já compreendemos o porquê que nossas estratégias protetoras eram importantes no passado, já não precisamos mais ser fiéis a elas. Agora como adultos, elas não têm mais utilidade. Nós temos o poder da escolha. Você tem o poder da escolha. 

O Ciclo da Autossabotagem

Capa_do_livro_O_Ciclo_da_autossabotagem

Se quiser saber mais sobre autossabotagem, este é o livro que você estava procurando. Escrito pelo psicólogo Stanley Rosner e pela escritora Patrícia Hermes, ele explora por que repetimos comportamentos que destroem nossos relacionamentos pessoais e profissionais e nos fazem sofrer. Baseando-se em casos reais, os autores examinam como episódios traumáticos podem gerar dilemas inconscientes, levando-nos a agir contra nós mesmos.

Ao longo de 40 anos como psicólogo clínico, Rosner identificou padrões repetitivos de autossabotagem em sua prática. Os autores mostram que, embora esses ciclos sejam enraizados em traumas passados, é possível superá-los ao reconhecê-los e buscar novos caminhos.

O livro “O Clico da Autossabotagem” oferece um guia para entender como eventos iniciais da vida podem criar dilemas inconscientes que nos levam a repetir padrões autodestrutivos. Rosner e Hermes fornecem ferramentas para uma mudança positiva, ajudando os leitores a resolver problemas remanescentes e a alcançar uma vida mais feliz e satisfatória.

Você também poderá gostar: O Poder dos Quietos: Introvertidos, como ter sucesso em um mundo de extrovertidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *